Especialista do ombro em Curitiba | Cirurgia do ombro em curitiba

413340-5500 – Av. Vicente Machado, 2439 – Seminário

Manguito Rotador – cuide bem dele

A região do manguito rotador é composta por 4 tendões e, junto a eles, ficam posicionados o “teto” (acrômio) e o “chão” (tubérculo maior do úmero) do ombro. Ele é responsável por absorver o impacto e o esforço feito por qualquer movimento no ombro.

Uma região com tanta responsabilidade quanto o manguito rotador fica exposta a vários tipos de enfermidades que decorrem de diferentes causas e que, quando afetado debilita as mais simples atividades do dia-a-dia. Até mesmo elevar um garfo até a boca pode ser difícil.

Então como cuidar dele? Há casos em que a lesão no manguito é iminente, quando são causados por fatores mecânicos, principalmente se o paciente tem uma rotina de trabalhos braçais e repetitivos ou pratica esportes que exijam muito de seus ombros. Mas também existem as causas biológicas que englobam um enfraquecimento da estrutura do corpo com a idade e que é considerado normal, também podem ocorrer problemas vasculares locais (são mais presentes em fumantes) ou uma fragilidade devido a lesões passadas.

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para conceder maior força e resistência para os tendões do manguito rotador, uma alternativa é a prática de esportes. Apesar da natação exigir bastante dos ombros, é um esporte praticado na água e que confere uma amenização geral do impacto no corpo humano. Mas lembre-se, sempre pratique os alongamentos indicados pelo profissional de sua academia ou siga as instruções de um especialista.

logo_explay