Especialista do ombro em Curitiba | Cirurgia do ombro em curitiba

413340-5500 – Av. Vicente Machado, 2439 – Seminário

Sindrome do Impacto

O que é Sídrome do Impacto?

É o termo usado para denominar a síndrome que ocorre quando a bursa e o tendão ficam comprimidos entre os ossos do ombro (Cabeça do umero e Acromio). Essa compressão causará a inflamação e dor no ombro. E se for crônica, poderá  enfraquecer e, consequentemente, causar uma rotura no tendão.

Quais são as causas da Síndrome do Impacto e quais os sintomas?

As causas são várias. Vai desde desequilíbrio muscular até trauma. mas a causa mais comum é a presença de um esporão ósseo que comprime o tendão e a bursa causando sua inflamação.

Os sintomas geralmente são dor noturna, na região lateral do ombro, e piora dos sintomas ao elevar o ombro acima da altura da cabeça.

Qual o tratamento da Síndrome do Impacto?

A grande maioria dos pacientes melhora com o tratamento conservador (não cirúrgico). O principal objetivo é a diminuição e eliminação da inflamação dos tecidos. Dentre as medidas de tratamento estão:

–      Fisioterapia e/ou,

–      Antiinflamatorios e analgésicos e/ou,

–      Infiltração com Corticóide.

Entretanto, para a minoria dos pacientes em que o tratamento conservador não foi eficaz, se faz necessário o tratamento cirúrgico. Que consiste na ressecção (raspagem) do esporão ósseo, causando a diminuição do espaço entre o tendão e osso. Esta cirurgia é feita com artroscopia utilizando duas pequenas incisões de aproximadamente 1 cm cada.

** Estas informações tem caráter meramente informativo e não substituem uma consulta médica. Para informações adicionais, agende sua consulta.

 

logo_explay