Especialista do ombro em Curitiba | Cirurgia do ombro em curitiba

413340-5500 – Av. Vicente Machado, 2439 – Seminário

Rotura do Manguito Rotador ou Rotura do tendao supraespinhal

 

 

O que é Manguito Rotador?

É o nome dado ao conjunto de quatro músculos localizados no ombro. O manguito rotador é importante para a mobilização do ombro, permitindo um amplo arco de movimento para a realização de uma grande variedade de tarefas. Infelizmente quando há a rotura deste tendão, muitas das tarefas rotineiras do dia a dia, tornam-se difíceis de serem realizadas e causam intensa dor no ombro.

Quais são os sintomas mais comuns da Rotura do Manguito Rotador?

Os sintomas são muito parecidos com os da Síndrome do Impacto, mas geralmente são associados de diminuição de força no ombro acometido. Normalmente a dor se localiza na região lateral do ombro podendo irradiar-se para a região do pescoço, e atividades com o membro elevado (ex.: secar o cabelo ou pendurar roupa) pioram a dor.

Qual é a causa da Rotura do tendão?

Algumas lesões são causadas por quedas ou traumatismos, geralmente em pacientes jovens e de meia idade. Porém, a grande maioria das lesões é causada por degeneração e uso repetido, que causam enfraquecimento do tendão e, consequentemente, rotura.

E agora, meu tendão rompeu…

Existem roturas parciais (apenas uma parte do tendão rompeu, mas outra parte ainda continua inserida ao osso) e roturas totais (todo o tendão separou-se do osso).

A maioria das roturas parciais não requer tratamento cirúrgico e são tratadas inicialmente com tratamento conservador (semelhante à Síndrome do Impacto), mas geralmente se faz necessária à avaliação de quanto o tendão está roto. E a localização da rotura para indicar corretamente o tratamento.

Se a rotura é total, o tendão não irá cicatrizar e, provavelmente, será necessária a correção com cirurgia.

** Estas informações tem caráter meramente informativo e não substituem uma consulta médica. Para informações adicionais, agende sua consulta.

 

logo_explay